-

para mentes inquietas


Eu tenho um problema muito sério e ele se chama foco. Para que eu possa terminar qualquer tarefa, preciso eliminar todas as distrações óbvias. É claro que mesmo sem celular, televisão ou internet, minha mente sempre consegue encontrar outra coisa para me afastar das obrigações.

Você já se pegou tentando terminar um texto, revisar uma planilha, estudar para uma prova, enquanto sua cabeça está reprisando os 10 Piores Momentos da Sua Vida? É assim que me sinto constantemente. Minha mente está sempre acelerada, invocando os pensamentos mais aleatórios possíveis e não me permitindo focar em absolutamente nada.

Eu tenho uma mente inquieta e aposto que você também compartilha desse problema. Na época em que vivemos, é quase impossível encontrar um pouquinho de paz mental em meio ao bombardeio de coisas que sempre requerem nossa atenção imediata.

Essa é a parte em que eu queria te aconselhar a procurar refúgio no campo, cortar laços com qualquer tecnologia e deixar as preocupações de lado, mas quem é que pode se dar ao luxo? Esse tipo de conselho me parece uma solução temporária para um problema muito maior. Como é que fica nossa cabeça quando não podemos fugir das responsabilidades que nos cercam?

Particularmente, sempre acreditei que a melhor forma de lidar com a minha mente que nunca se cala, é me obrigar a viver no presente. Sempre que me pego remoendo picuinhas do passado ou com a mente num futuro incerto, tento trazer minha atenção de volta para o agora com alguns questionamentos simples: O que estou fazendo? O que precisa da minha atenção? 

Mas quando até mesmo minhas táticas básicas de mindfulness falham, é hora de tirar um tempo para lidar com a situação de maneira mais efetiva.

E o primeiro passo é respirar fundo.

tente sincronizar sua respiração com esse gif


O próximo passo é encontrar o ritual que melhor se adeque com sua rotina/necessidade. Por isso, resolvi separar alguns links que podem te ajudar na sua batalha diária para aquietar a mente. Olha só:

+ Apps: Você acha esse conceito de mindfulness muito genérico para o seu gosto? Precisa de uma ajudinha para colocar tudo em prática? Essa lista de aplicativos pode ser muito útil.
Não Faça Nada por 2 Minutos: Não lute contra sua mente. Deixe que ela vague livremente por dois minutos.
The Quiet Place: Se você entende o básico de inglês, esse site é essencial para quando você precisa fugir um pouco da realidade turbulenta que te cerca.
Barulho de Chuva: Já tentou se concentrar em uma tarefa e se distraiu por conta da música que estava escutando? Tente ouvir sons mais neutros, como por exemplo, o barulho da chuva.
Meditação Guiada: Tem dez minutinhos livres? Uma meditação guiada pode ser o que você precisa nesse momento.
Matriz de Eisenhower: Precisa aprender a priorizar tarefas? Tente aplicar os conceitos da Matriz de Einsehower em sua lista de afazeres.
+ Redução da Sobrecarga Sensorial: Você já se sentiu sobrecarregado pelas luzes, sons e cheiros de um ambiente? Aprenda a reduzir a sobrecarga sensorial.

Agora eu quero saber: O que você faz para aquietar a mente? Me conte nos comentários!

Imagens: Pexels e Tumblr
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger