-

o meu detox digital


Sempre fui extremamente aficionada por internet e não é de se estranhar que encontrei minha vocação em mídias sociais. Creio que tenho certo talento para comunicação/storytelling e a internet proporcionou ótimas oportunidades para que eu desenvolvesse esse dom e o colocasse em prática diariamente.

Quando alguém vem falar que a minha geração está perdida, por conta de todo o tempo que passamos online, sou a primeira a listar todas as facilidades que a sociedade tem por conta da internet. Ao meu ver, minha vida virtual é tão importante e significativa quanto a minha vida real.
E tal como a vida real, muitas vezes nos sentimos um tanto overwhelmed com a quantidade de acontecimentos, pessoas e informações. Foi assim que no ano passado, resolvi que esse blog entraria em hiatus por tempo indefinido. Tal hiatus se estendeu por praticamente todas as minhas redes sociais e durou quase seis meses.

Muitas pessoas me questionaram a respeito do "sumiço". Minha resposta sempre era que eu estava passando por um detox digital e queria poder me desapegar de comportamentos que não estavam me fazendo bem. Sinto que um "arco" em minha história finalmente se completou. Desde 2015, ano em que deletei meu perfil pessoal no Facebook, venho me sentindo mais leve, focada e consigo manter as amizades mais facilmente.

Essa "vibe" finalmente contempla todos os aspectos da minha vida virtual. Volto para o blog sentindo que aprendi uma lição em gerenciamento de tempo, produtividade e positividade. Continuo fascinada pelas redes sociais, porém, a diferença é que aprendi a usá-las de maneira mais inteligente e não somente como, uma geladeira vazia que eu abro constantemente quando não tenho nada melhor para fazer.

Se você também quer encontrar um equilíbrio saudável entre seu consumo de internet e a vida pessoal, minha dica é que tente começar pequeno. Delete alguns apps do celular. Desligue as notificações. Não vá para cama com o tablet/smartphone. Use as redes sociais como uma recompensa para a realização de outras tarefas.

E agora, eu quero saber: quanto tempo você já ficou "fora" de suas redes sociais? Você acha que elas ocupam muito do seu tempo? Me conte tudo nos comentários!

Imagem: Shutterstock
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger