-

cuidados com a pele oleosa


Por muitos anos da minha vida, eu raramente me preocupei com qualquer assunto relacionado à estética. Maquiagem? De jeito nenhum! Cuidar da pele? Não tem nada de errado com ela! 
É óbvio que posteriormente me arrependi muito dessa minha atitude radical. É claro que tudo começou com a minha descoberta dos milagres que uma boa maquiagem poderia fazer.
Comprei diversos produtos, assisti tutoriais, pedi assistência para as minhas amigas e mesmo que eu tentasse todos os malabarismos imagináveis, o resultado nunca ficava aqueeeela coisa boa.

Depois de muito me perguntar se isso seria uma espécie de punição cósmica pelo meu desleixo durante todos esses anos, descobri que ainda estava negligenciando outra parte muito importante do processo: os cuidados com a pele.
Não existe maquiagem poderosa suficiente para mascarar uma pele maltratada. Se você não trata a sua pele com o carinho que ela merece, é bem provável que aquela sua maquiagem cheia de produtos carérrimos não vá vingar.

Um dos primeiros passos para começar sua jornada de skin care é identificar qual é o seu tipo de pele:


Após analisar cada uma das características acima, acho que já fica bem mais fácil decifrar qual é o seu tipo de pele, não é mesmo? Em posse dessa informação, você já pode procurar qual rotina de cuidados é mais adequada para você.

Hoje eu resolvi dar uma ajudinha para as amigas que estão na #sofrência com a pele oleosa. Como também compartilho dessa sina, sei que não é nada fácil conseguir mantê-la limpa, hidratada e controlada. Entretanto, tudo pode ser resolvido com uma rotina especial:


Tudo começa com uma limpeza caprichada. Uma boa pedida é não utilizar produtos com componentes agressivos (tal como o álcool). Nesse caso, é melhor optar por algo mais leve como a água micelar ou um gel de limpeza.
Ao passar qualquer produto em sua pele, lembre-se de fazê-lo da forma mais suave possível. Se você limpar o seu rosto com força excessiva, corre o risco de irritá-lo e obter um efeito oposto do almejado.
Por fim, é importante lembrar que a limpeza deve ser feita preferencialmente com água fria. Água quente faz com que seus poros se abram e isso acaba liberando ainda mais óleo.



Nunca entendi muito bem a necessidade de tonificar a pele. Se eu acabei de limpar, já não é suficiente? (Spoiler: não, não é suficiente).
O tônico está aí para regular o pH da pele (grau de acidez) que geralmente é alterado por diversos fatores como a poluição, maquiagem e até mesmo alguns produtos que usamos. Tonificar a pele ajuda a eliminar todas as impurezas que não conseguimos retirar na etapa anterior.
O ideal é escolher um tônico adstringente sem álcool na fórmula. O adstringente, além de hidratar, também dá uma ajudinha no controle do óleo em sua pele.



Não sei quem colocou essa ideia na minha cabeça, porém, eu jurava que passar hidratante em minha pele só pioraria o problema. Olha, queria muito saber de qual buraco eu tirava minhas #infos de beleza, pois obviamente estava bem enganada.
Hidratar o rosto é bem importante e no nosso caso é ideal que você escolha um sérum ou um creme bem levinho, de preferência que o produto seja propício para peles oleosas. Outra boa opção é procurar hidratantes com efeito matificante para suavizar o aspecto "brilhante" da pele.


- Esfoliação é essencial para quem sofre com a pele oleosa. Pessoas como nós, geralmente possuem uma camada "extra" de células mortas que devem ser religiosamente esfoliadas, até três vezes por semana com o auxílio de um esfoliante granular.
- Quando você toma um banho com a água muito quente, acaba removendo a oleosidade natural da pele e o organismo produz ainda mais sebo. O mas indicado é tomar um banho com água morna.
- Muitas marcas comercializam lencinhos que tiram a oleosidade do rosto e não tiram a maquiagem. É sempre útil levar alguns na bolsa para emergências (já que seu efeito não dura tanto assim).
- Na hora de comprar maquiagens, tente evitar produtos que podem entupir seus poros, tal como base líquida. Prefira bases compostas por água, e não óleo.
- O protetor solar é fundamental. Sempre que você comprar um, procure pela versão que não contém óleo (geralmente está escrito "oil-free" na embalagem).
- Vitamina A é um ótimo aliado na redução do sebo. Já a vitamina B ajuda a regular a oleosidade.
- Não deixe o cabelo tocar seu rosto! A oleosidade do couro cabeludo é transferida com facilidade para a pele.

Agora eu quero saber: qual é o seu tipo de pele? Você tem algum cuidado especial com ela? Me conte tudo nos comentários!

Imagem: Shutterstock
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger