-

valorize os seus sentimentos


Nos fizeram acreditar que ser emotiva era um defeito. Talvez esse seja o porquê não nos permitimos sentir. Se estamos tristes, o primeiro pensamento que vem à nossa mente é: Será que eu realmente tenho motivos para tristeza? Existem tantas pessoas com problemas piores. Quando ficamos frustradas, o discurso não é muito diferente: Eu não deveria me chatear com isso. Tenho tantas coisas maravilhosas acontecendo na minha vida. Não posso reclamar de nada.

O que não percebemos é que ao aplicar essa retórica em nossas vidas, esquecemos da importância de valorizar os nossos sentimentos. Isso quer dizer: até os sentimentos negativos tem seu devido mérito em nossa vida.

E é por isso que não podemos ter vergonha de sentir. Sentir de verdade. Com voracidade. Deixar que os sentimentos aflorem e falem por si só.

Entretanto, não é todo mundo que possui tamanha felicidade para acessar os sentimentos. Foi pensando nisso que resolvi compartilhar algumas dicas para quem ainda está tentando encontrar a melhor maneira de expressá-los. Olha só:

Iain S. Thomas

Terapia
Eu sempre recomendo terapia para todos que estão interessados em entrar em contato com o que sente. Conversar com um profissional treinado é uma ótima oportunidade para avaliarmos a nossa vida e como lidamos com tudo o que ocorre nela.

Converse com um amigo
Se você não tem dinheiro para bancar uma terapia, vale chamar um amigo próximo e se abrir um pouco. É importante não ter vergonha do que sente e levar em consideração que seu amigo também é humano e não está imune a sentimentos.

Fale sozinha
Em último caso, sempre existe a possibilidade de falar sozinha e em voz alta. Encontre um lugar privado e desaloje do seu peito tudo o que você está sentindo.

Escreva
Eis uma solução que funciona muito bem para mim. Gosto de manter um diário em que posso colocar tudo o que estou sentindo em um papel, sem me censurar ou poupar palavras.
Se você tem talento, vá um pouco mais além: componha músicas, crie poesias ou qualquer outra forma de escrita que seja terapêutica.

Pinte um quadro
Por mais que você não seja naturalmente uma artista, tente comprar uma aquarela e tente colocar tudo o que você está sentindo em cores e formas. É perfeito para aqueles momentos em que os sentimentos são avassaladores, mas você não consegue entender exatamente o que está sentindo.

Fique em movimento
Uma boa forma de exorcizar a energia de sentimentos muito poderosos (com os quais nem sempre estamos prontas para lidar) é ficar em movimento constante. Você gosta de dançar? Se tranque no seu quarto e coloque tudo para fora ao ritmo do seu álbum favorito. Você gosta de correr? Coloque seus fones de ouvido e faça uma meia maratona na sua vizinhança.

Enfim, não importa a maneira que você escolher para encarar os seus sentimentos, o importante é que nunca tenha vergonha deles. Quando reconhecemos o que sentimos, abrimos espaço para evoluir.

Agora eu quero saber: o que você faz para lidar com os seus sentimentos? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger