-

como ser mais feliz


Eu sempre pensei que a felicidade era um projeto em construção. Meu único erro foi esperar eternamente que esse "projeto" ficasse pronto para que eu pudesse finalmente desfrutar de seus benefícios. Felicidade não é uma linha de chegada. A verdadeira felicidade é uma constante.

Nos fizeram acreditar que só seríamos felizes se atingíssemos certo peso, conseguíssemos aquele emprego e namorássemos aquela pessoa. Mesmo que conseguíssemos atingir todos os objetivos da lista, algo novo e melhor sempre surgiria e logo estaríamos correndo atrás de outra condição irrevogável para alcançar satisfação plena.

Desde que eu percebi que estava presa em um ciclo vicioso, resolvi que tentaria ver as coisas de um modo diferente. Vi que minha frustração estava ligada à coisas que eu queria para o meu futuro. Com essa preocupação constante de como seria o meu amanhã, eu esquecia constantemente de apreciar o presente.


Infelizmente, nem sempre o presente é muito promissor. Por isso, eu tento preencher meus dias com pequenas tarefas que tem um efeito positivo no meu humor. No momento em que eu as executo, pode até parecer bem insignificante, mas sempre que chego no final do dia, sinto uma estranha sensação de dever cumprido.

Eis algumas coisas bem simples que você pode fazer para melhorar seu dia:

Meditar
Eu sempre fui o tipo de pessoa que não achava que meditação era algo que me traria qualquer vantagem. Sou muito agitada e ficar pelo menos dez minutos em silêncio total, sempre me pareceu bastante utópico.
Entretanto, aos trancos e barrancos, implementei esse hábito em minha vida e posso garantir que é bem produtivo. Quando medito, consigo limpar minha mente de todos aqueles pensamentos recorrentes que não me deixam focar no que realmente importa.

Tentar
Sabe aquele dia em que você não consegue produzir nada? Aí você decide que não vai fazer nada mesmo (já que parece não haver outra opção) e no final do dia acaba se sentindo bem inútil.
Todos nós sofremos com esses dias. Por isso, antes de desistir completamente das minhas responsabilidades, eu me comprometo a tentar fazê-las durante uma hora (sem qualquer tipo de distração).
Geralmente, o resultado é bem positivo e eu acabo produzindo coisas bacanas. O importante aqui é: tentar antes de desistir.

Retribuir
Sempre que possível, gosto de retribuir um pouco do que tenho em minha vida.
Se você está sem grana para doar para projetos de caridade, já pensou em doar um pouquinho do seu tempo? Ensine algo que você sabe na comunidade mais próxima. Leia para idosos e crianças. As possibilidades para retribuir coisas boas são muitas e só basta ter um pouco de boa vontade.

Perdoar
Sim, todo mundo sabe que guardar rancor é horrível e só te fará mal a longo prazo. Entretanto, como ser humano com um bom senso, sei que é muito mais fácil falar sobre perdão do que realmente praticá-lo. Todos estamos em momentos diferentes nessa jornada e eu acredito que cada um aprenderá a importância do perdão quando estiver preparado.
Mas, que tal começar com um primeiro passo mais simples? Conceda o perdão a você! Pare de se culpar por coisas que não estão ao seu alcance. Seja mais gentil com você.

Permitir
Uma das minhas maiores causas de insatisfação era nunca me permitir fazer nada que eu queria. Eu sempre me preocupava com a maneira que as pessoas reagiriam e com outras coisas imaginárias que poderiam ser possíveis consequências de satisfazer minhas vontades.
Quando você faz o que tem vontade de fazer, você permite que a felicidade entre em sua vida.

Agora eu quero saber: o que você faz para ser mais feliz no seu dia a dia? Me conte tudo nos comentários.
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger