-

como estudar melhor


Você está sempre procurando desculpas para não estudar? Reler a matéria é um grande sacrifício? Sua atenção parece estar sempre em qualquer outro lugar menos em seus livros?
Se sua resposta foi sim para qualquer uma das perguntas acima, creio que posso afirmar que sofremos do mesmo problema. Para mim, estudar sempre foi um fardo muito grande e eu preferia encarar as provas somente com o conhecimento adquirido em sala de aula (que não era muito).

A verdade é que estudar não precisa ser esse suplício tão grande. Existem técnicas e truques para aumentar sua concentração e transformar essa tarefa em algo simples.

Quer aumentar sua concentração? Tente se sentar em uma mesa (estudar em sua cama não é um opcional). Se possível, tente se focar nos livros e usar a internet em caso de extrema necessidade.

 Caso seu professor permita: grave o áudio da sala de aula. Dessa maneira, você pode revisar posteriormente e melhorar suas anotações.

 Não quer cair na tentação de olhar as redes sociais enquanto estuda? Existem muitos programas (e apps) que podem te ajudar neste caso: Self-Control, Freedom, FocusMe, Keep Me Out e Cold Turkey são apenas algumas das muitas opções existentes.

 Divida sua sessão de estudos em pequenos intervalos de 5 minutos a cada meia hora. Use esse tempo para se alongar, beber água e etc...

 Estabeleça metas tangíveis. Estipule um número de horas para estudo semanal ou os tópicos que precisam ser revisados.

 Quando você atingir alguma meta, não esqueça de se recompensar de alguma forma (um chocolate ou aquele livro novo que você tanto queria são ótimas ideias para recompensas).

 Crie um grupo de estudos. Encontre seus amigos em uma biblioteca e compare suas anotações. Peça ajuda extra nas matérias em que seus amigos se saem melhor que você.

 Leia suas anotações em voz alta: dessa forma sua mente não vai ficar vagando por aí.

 Tenha limites. Por incrível que pareça, estudar madrugada adentro não é tão efetivo quanto parece. Estipule um horário para parar e o obedeça sempre.

 Leia suas anotações para outra pessoa. Essa é uma ótima maneira de memorizar o conteúdo.

 Mantenha um calendário sempre atualizado com datas de provas e entregas de trabalho. Crie todo o seu cronograma de estudos baseado neste calendário.



 Tenha limites. Por incrível que pareça, estudar madrugada adentro não é tão efetivo quanto parece. Estipule um horário para parar e o obedeça sempre.

 Não exagere na cafeína. Tente beber muita água e ficar hidratada enquanto estuda.

 Transforme tópicos complexos em uma canção. Até hoje sei que hematose é a troca de gases que ocorre nos álveos pulmonares, pois eu decorei essa informação com a ajuda da música Frère Jacques.

 Use o Google Drive para trabalhos em grupo. Compartilhe os arquivos com seus amigos e acompanhe em tempo real todas as modificações que são realizadas no trabalho.

 Tente focar em um tópico/tarefa de cada vez. Tentar realizar diversas tarefas ao mesmo tempo só atrapalha seu foco.

 Faça uma lista com todos os tópicos que precisa estudar e comece por aqueles com os quais você não está tão familiarizada.

 Por fim, não se esqueça que sua saúde mental é a prioridade. Não fique sobrecarregada com seus estudos. Entenda quando for a hora de parar e relaxar. Você é mais importante do que suas notas!

Você tem alguma dica de estudo? Compartilhe comigo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger