-

como otimizar sua rotina matinal


Já comentei que sou viciada em rotinas matinais? Sempre estou lendo o que outras pessoas fazem para começar o dia com o pé direito e tento incorporar tais práticas em minha vida. Creio que existe uma importância muito grande na maneira como iniciamos a manhã e que isso pode ditar a vibe do restante do dia.

Sendo você uma morning person ou não, é sempre importante adotar hábitos mais saudáveis que podem influenciar positivamente em sua produtividade e humor. Quer saber como eu me mantenho radiante pela manhã? Olha só:

Acordar cedo e cheia de energia, exige um planejamento prévio. Por esse motivo, sua rotina matinal precisa começar na noite anterior. 
Em primeiro lugar, defina um horário para se desconectar: coloque o celular em modo avião, desligue o laptop, a televisão e tudo mais que possuir uma tela. Eu sei que para alguns, isso pode soar como um exagero, mas existe um fundo científico por trás disso: o brilho que vem de tais aparelhos, atrapalha o seu cérebro e o deixa em um estado de alerta. 

Pra vocês não acharem que estou inventando, existe um estudo da Northwestern University em que eles explicam a ligação da queda de melatonina (hormônio que regula o sono) com o uso de telas antes de dormir. Portanto, se você quer evitar uma insônia das bravas, nada de levar seus gadgets para a cama com você.

Outra dica bacana é planejar com antecipação. 
Antes de dormir, eu pego papel e caneta e preparo uma lista com todas as atividades importantes que precisarei realizar no dia seguinte. Isso me dá uma vantagem na manhã para me preocupar com outras coisas, além de tentar organizar minha agenda.
Para evitar outros contratempos matinais, tente separar a roupa que usará amanhã, deixe seu café da manhã pré-preparado e também tire da sua frente esses pequenos contratempos. 

Por fim, estabeleça um horário para dormir e o incorpore na sua rotina. Em alguns dias, seu horário biológico já te avisará quando será a hora de se deitar e o sono virá com mais facilidade.

Você acorda lá pelas 8 da manhã? Já tentou acordar às sete da manhã? Estabeleça um horário (o mais cedo possível) e tente cumpri-lo diariamente. 
Eu sei que a tentação de apertar a função da soneca é grande, mas você sabia que isso fará seu cérebro entrar novamente no primeiro estágio do sono e este é o pior momento para despertar? - não tô inventando nada disso, pode ver aqui ó.

Já que você não vai usar a soneca, aproveite e deixe o celular de lado ao acordar. Eu sei que a vontade de ler as notificações e ver o que acontecia enquanto você dormia é grande, mas tente se focar em outras atividades que não tem um potencial grande de lhe causar stress logo ao acordar.

O próximo passo depende de você: conheço pessoas que curtem levantar da cama e meditar. Outras preferem fazer um alongamento. Uns já partem direto para o chuveiro. Tem gente que curte tomar o café da manhã. 

Não importa a ordem que você faça: todas essas atividades podem te ajudar a ter um dia muito melhor. 


Particularmente, eu prefiro acordar, fazer um alongamento e abrir o Headspace, um app que uso para meditação diária. Quando medito, consigo deixar minha mente mais leve e pronta para me focar em outras atividades que exigem mais esforço.
Depois, é hora de tomar um banho pra renovar as energias. Gosto de colocar uma playlist animada e que me faça cantar bastante no chuveiro. Esse é um pequeno ritual que faço para "espantar" qualquer tipo de mau humor que ainda possa existir no meu corpo.

Por fim, é a hora do café da manhã e como já disse há um tempo atrás, sou a maluca dos sucos/smoothies. Sempre procuro ingredientes que ajudam a me manter mais ativa durante o dia.

Após cumprir religiosamente a minha rotina ao acordar, é hora de focar no trabalho. Sempre começo olhando o meu e-mail e marcando com uma estrela tudo o que precisa ser respondido/lido antes da hora do almoço. 
Também é hora de finalmente olhar o meu celular, responder mensagens da noite anterior e me informar de tudo o que está ocorrendo nas redes sociais e no mundo.

Outro hábito matinal que adotei é o que chamo de: brainstorm do eu sozinho. Como minha mente sempre funciona melhor pela manhã, eu tento gerar o máximo de ideias possíveis para os meus projetos, futuros posts do blog e etc...
Como em todo brainstorm que se preze, eu não fico preocupada se a ideia é boa ou não: só anoto tudo o que passa pela minha cabeça e deixo para pensar melhor sobre cada tópico pela tarde.

Depois disso, gosto de pegar minha lista de afazeres (que está prontinha desde o dia anterior) para adicionar novos itens e categorizar pela importância. O que precisa ser feito com urgência? O que pode esperar para o período da tarde? 
Quando "quebramos" nossa lista em categorias, é muito mais fácil focar e não se sentir desesperada ao ver o número de itens crescendo sem parar.

Por fim, é chegada a hora de colocar a mão na massa: qual é a tarefa mais urgente e complicada da minha lista? Geralmente, é por ela que eu começo, aproveitando toda a minha disposição e foco para finalizá-la bem mais rápido do que se eu somente a empurrasse para mais tarde.

Quando risco o item mais complicado da minha lista, geralmente me sobra pouco tempo até o horário do almoço e essa é a hora que entro em contato com meus amigos, coloco o papo dia e etc... (o que é importante, já que eu trabalho sozinha).

Enfim, essa é a maneira que eu otimizo minha rotina matinal e que sempre me garante ótimos resultados e muita energia para encarar o dia. 

Agora eu quero saber: como você organiza sua manhã? Tem algum truque para compartilhar? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
2 Comentários do Blogger