-

como divulgar um blog


Você já criou um blog, encontrou seu nicho, faz novos posts com frequência e consistência e agora só restou uma dúvida: como é que posso divulgar meu blog para o maior número de pessoas?
Eu sei que a ansiedade e a vontade de ter seu trabalho reconhecido é imensa, mas você não pode se esquecer que isso é uma jornada. Quase ninguém consegue o tão sonhado sucesso do dia para a noite.

Mas se você está disposta a trabalhar (duro), existem algumas formas bacanas de fazer com que tudo o que se cria na internet, tenha um destaque maior. Vem que eu te ensino:

01. Invista em técnicas básicas de SEO
Para quem ainda não está familiarizada com a sigla, SEO (Search Engine Optimization) significa a otimização do seu site para os mecanismos de busca. Ou seja: quanto mais SEO-friendly for o seu blog, melhor ele estará posicionado na pesquisa do Google e o retorno em visitas será muito melhor.

Tudo o que você precisa fazer é levar alguns itens em consideração na hora de criar seu post.
Para entender o básico de SEO, recomendo esse post maravilhoso da Sernaiotto.
Depois que você terminar essa leitura, eu criei um checklist pra simplificar a sua vida. Olha só:

02. Use as redes sociais
Eu sempre penso em minhas redes sociais como o meu principal meio de divulgação. As pessoas que me seguem, já estão interessadas no meu conteúdo, portanto, é óbvio que é por lá que eu sempre anuncio as novidades relacionadas ao blog.
O segredo aqui é se atentar aos horários de pico de cada uma das redes sociais para poder divulgar um post novo. O Scup divulgou uma pesquisa com o horário nobre de cada uma delas e você pode conferir na íntegra, aqui.

03. Comunidades do Facebook e Google+
Esse item se encaixa em redes sociais, mas é uma ferramenta tão boa, que resolvi falar separadamente: as comunidades de divulgação. Tanto o Facebook quanto o G+ estão cheios de ótimas comunidades que tem o intuito de divulgar novos blogs e interagir.
Preparei uma listinha com minhas favoritas pra vocês:
Eu amo meu blog (Facebook)
Blogueiras Ever (Facebook)
Blogueiras Divulgam (Facebook)
Blogueiras de Moda (G+)
Blogueiras Unidas (G+)
Clube dos Blogueiros (G+)

04. A importância do relacionamento
Eu sei que a vida é corrida, mas tente tirar ao menos um dia da semana para responder aos seus comentários, inbox recebidas no Facebook e qualquer outro tipo de interação de leitores. Isso te ajuda a criar um ótimo relacionamento com eles e é certeza que eles sempre vão voltar atrás de novo conteúdo (e eu nem preciso dizer que a métrica de visitantes que retornam é bem importante, né?).

Também tente manter um relacionamento bacana com outras blogueiras: as siga nas redes sociais, interaja e deixe comentário em seus blogs. Isso nos ajuda a construir uma comunidade ainda mais forte e cheia de apoio!

05. Divulgando Blogueiras
Pensando exclusivamente nas blogueiras que ainda estão começando e precisam divulgar seu conteúdo, criei uma nova comunidade no Facebook: a Divulgando Blogueiras. Por lá, você pode deixar seu link para todo o post novo (assim como nas outras comunidades). O nosso diferencial é o seguinte: semanalmente, eu escolherei os melhores posts e vou divulgá-los através do Conversas Imaginárias e de minhas redes sociais.
Tá interessada? Então, pode entrar lá que será muito bem vinda! <3

Agora eu quero saber: quais são suas dicas para divulgar um blog? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger