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50 ideias de self-care


Você já se sentiu em um daqueles dias em que tudo parece mergulhado num estado de eterna letargia? Aqueles dias em que se levantar da cama é um verdadeiro desafio e encarar o mundo se torna quase fisicamente doloroso. Todas nós já tivemos um dia desses, não é mesmo?
Mas e quando esses dias se prolongam e se transformam em semanas, meses e se duvidar, até mesmo em anos? 

Nem preciso bater na tecla da necessidade de procurar ajuda profissional quando isso ocorre. Entretanto, existe uma infinidade de coisas que você pode fazer por conta própria. Tais coisas não são soluções definitivas para o seu problema, mas podem ajudá-la a enfrentar esse período com mais facilidade.

Pensando nisso, preparei uma listinha de 50 ideias de self-care. Coisas que você pode tentar praticar quando estiver presa na sua "zona mais cinza". Olha só:

1. Meditação guiada 
Eu uso um aplicativo chamado Headspace (em inglês) para isso e é sempre muito efetivo. Caso você não domine o idioma, procure no YouTube por meditação guiada em português.
2. Procure por fotos de animais fofinhos na internet
Eu sempre faço isso e não tem como não ficar ao menos um pouco mais feliz depois dessa experiência. Alguns dos meus favoritos são o Buzzfeed Animals e o Fluffington Post.
3. Acenda uma vela com aroma
4. Mande uma mensagem para um amigo querido com quem você perdeu o contato
5. Pratique a gratidão
Eu não canso de falar o quanto é importante praticar a gratidão. Por mais que você ache que não tenha motivos para ser feliz, implementar esse ritual em sua rotina tem ótimos efeitos psicológicos.
6. Releia seu livro favorito
7. Cante no karaokê
E se você não quiser sair de casa, tudo bem! Existe um aplicativo para isso também! 
8. Tire um cochilo
9. Faça uma limpa em seu armário e se livre de tudo que não lhe traga mais alegria
10. Crie diversas playlists para o seus vários estados de espírito
11. Desligue seu telefone por um dia
12. Relaxe e escute os sons da natureza
Particularmente, eu amo o som da chuva. Sempre que preciso relaxar ou me concentrar, entro no Rainy Mood.
13. Escreva em seu diário
Se você não tem um diário, procure um caderno. Deixe todos os seus sentimentos na página e não tenha medo de julgamento ou censura (se você tem medo que alguém leia o seu desabafo, arranque a página e a jogue fora depois).
14. Compre flores e plantas para enfeitar sua casa
Um dia me falaram que plantas são ótimas para canalizar a energia negativa do ambiente. Desde então, tenho tentado cultivar uma plantinha no meu quarto e de fato, eu sinto certa diferença.
15. Mude os móveis de lugar
16. Entre no Pinterest, procure por projetos do estilo DIY e coloque a mão na massa
17. Escreva (e repita em voz alta) suas afirmações
Afirmações são pequenas verdades que você joga no universo. Tente algo como: "Eu sou uma ótima pessoa e mereço toda a felicidade do mundo". Repita sempre que você duvidar de si própria.
18. Brinque com seu animal de estimação
19. Respire e expire 
Até você conseguir entrar num estado de profunda calma.
20. Compre uma coisa que esteve em sua wishlist por muito tempo
21. Evite pessoas negativas que só sabem reclamar da vida
22. Sabe aquele livro de colorir que você comprou e nunca usou? Está na hora de tirá-lo do armário
23. Leia poesia
Meus favoritos são: Sylvia Plath, Pablo Neruda e Florbela Espanca.
24. Faça uma boa ação para um desconhecido
25. Fique longe das redes sociais
26. Escreva uma carta
Não importa para quem e não tem problema algum se você não quiser enviar. Coloque tudo o que você precisa dizer para essa pessoa em um papel. 
Se quiser, você pode completar com um ritual e queimar a carta, enquanto pede para o universo que leve qualquer sentimento negativo embora.
27. Vá até uma feira e compre suas frutas favoritas
28. Espalhe post its pela casa com pequenos lembretes do quão especial e importante você é
29. Cozinhe algo delicioso
E se você não manja nada de culinária, não tenha medo de pedir ajuda para alguém.
30. Abrace (bem forte) as pessoas que você ama
31. Escreva sobre alguém que te motiva
O que você admira nessa pessoa? Em quais aspectos você gostaria de ser mais parecida com ela?
32. Se arrume e tire um milhão de selfies
E depois tire um tempinho para admirar como você ficou gata em cada uma delas.
33. Beba muita água
34. Entre em contato com a natureza
35. Faça uma maratona do seu seriado favorito
36. Priorize o seu sono
Tente dormir no horário certo e evite distrações quando estiver deitada. Nosso sono é essencial para o bom humor e para garantir um dia frutífero.
37. Assista a um show ao vivo da sua banda favorita
Pode ser no DVD/YouTube
38. Tente fazer um pouco de alongamento
39. Leia o seu tarot online
O Personare é ótimo para isso. Sempre encontro respostas inesperadas para o que procuro lá. 
40. Pinte sua unha daquela cor que você nunca teve coragem de usar
41. Apague as luzes do seu quarto e dance ao ritmo de sua música favorita
42. Monte um kit para casos de bater uma tristeza repentina
Coloque em seu kit: seu livro favorito, glitter, sua vela/incenso favorito, post its com afirmações, fotos das pessoas que você ama, peça para seus amigos escreverem cartas que você só abrirá em caso de bad involuntária, um livro de Sudoku, seu esmalte favorito e tudo o que te fizer sentir bem.
43. Faça trabalho voluntário
44. Arrume seu espaço
Para ter uma vida saudável e produtiva, é importante ter um espaço limpo e organizado.
45. Planeje sua semana com antecedência (e não esqueça de reservar um tempo só pra você)
46. Pense no agora
Sempre que se pegar viajando nas possibilidades de um futuro que talvez nem ocorra, tente se manter no presente.
47. Faça um piquenique com seus amigos mais próximos
48. Assista a TED Talks
49. Procure por comediantes stand up no Netflix
Minahs favoritas: Iliza Shlesinger e Chelsea Peretti.
50. Procure ajuda
Não tenha medo de pedir ajuda. Somos todas humanas e às vezes precisamos do apoio e suporte de outras pessoas.

Agora eu quero saber: o que você faz para se sentir melhor? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes
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