-

demonstre sua gratidão


No final do ano passado, resolvi embarcar em uma jornada de self-love (ou autoajuda) e comecei a ler todo material que tivesse o potencial para me inspirar a viver uma rotina melhor. Queria criar melhores hábitos e tentar ver a vida com outros olhos.
Eu nunca prestei muita atenção nos pequenos detalhes. Como a boa pisciana que sou, sempre tive certa dificuldade de viver o agora. Minha cabecinha sempre vagava para o amanhã e por consequência, eu sempre estava muito ocupada com os problemas que ainda estavam por vir.

Quando eu li O Que Eu Sei de Verdade da Oprah Winfrey, fiquei encantada com a maneira como ela enxergava a vida e principalmente, com sua história cheia de adversidades e superações. Entretanto, a passagem que mais me marcou era aquela em que ela falava sobre a importância de manter um Diário de Gratidão (ou Gratitude Journal).
Naquele capítulo, ela revisitava um dos seus antigos diários e percebia o quanto era mais feliz na época do que naquele momento.

Qual era a diferença? Como ela muito sabiamente concluiu, manter aquele diário lhe dava motivos para tentar encontrar o lado bom da vida todos os dias, viver no presente e desfrutar as pequenas coisas.
Particularmente, nunca fui fã da ideia de manter um diário com motivos para ser grata. Eu estava sempre insatisfeita com algo e minha vida não era nem um pouco interessante. O que eu escreveria?
No fim, fui convencida pelo argumento da Oprah, peguei um moleskine que estava sem uso aqui em casa e comecei meu diário de gratidão.

Todo santo dia, eu listava cinco motivos de gratidão. Como em um passe de mágica, comecei a me sentir grata por cada pequena coisa em minha vida. O livro maravilhoso que terminei? Foi para o diário. Aquele frapuccino delicioso que tomei? Está no diário. Poder colaborar financeiramente com os músicos que sempre tocam alegremente no metrô? Mais um motivo para ser grata!

Desde Abril de 2015, monitoro meu humor do dia com a ajuda de um app. Eu sempre estive no limiar entre "neutra" e "insatisfeita". Desde que comecei a demonstrar gratidão em minha vida, meu humor deu uma guinada incrível e estou quase sempre com um ótimo humor.

Para finalizar, eu proponho um experimento: vamos tentar manter um diário de gratidão por uma semana? Na próxima quarta-feira, volto aqui para compartilhar com vocês todos os motivos de gratidão que encontrei nessa semana e gostaria que vocês fizessem o mesmo.

E aí, quem topa o desafio?
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger