-

seja sua melhor amiga


Um belo dia, percebi que eu não estava sozinha em meu próprio corpo. Existia outra Monique, que somente para fins de storytelling chamaremos de Dark!Monique, vivendo dentro de mim e eu nunca havia me dado conta do estrago que ela causava diariamente em minha vida.

Para saber se você está vivendo sua vida em simbiose, faça um pequeno exercício: vá para a frente do espelho, leve seu celular e grave em áudio tudo o que você acha a seu respeito. Vai lá, vou te dar uns minutinhos para fazer isso, enquanto eu prossigo com a minha história.

Me dei conta da existência da Dark!Monique, quando percebi a visão completamente errada que eu tinha de mim mesma. No exercício do espelho, eu poderia preencher um livro inteirinho só com as concepções erradas que eu tinha ao meu respeito.

O propósito de se olhar no espelho e dizer tudo o que pensa de si mesma, é algo que eu descaradamente copiei do seriado The Mindy Project. Em uma cena que eu considero uma das mais libertadoras da televisão atual, a protagonista é obrigada a olhar no espelho e dizer o que vê. Com sua autoestima abalada, ela não consegue pensar em nada positivo, só insultos atrás de insultos.
O turning point da cena, é quando a personagem interpretada por Laverne Cox, pergunta se ela diria o mesmo para a sua melhor amiga.

Você diria? Falaria para sua melhor amiga que ela é uma fracassada, que ninguém a ama, que ela está fora do peso, que nada nunca vai dar certo na vida e etc? Ao menos que você seja uma sociopata, acho que a resposta para essa pergunta é um sonoro: não.
A conclusão da cena é simples, entretanto, poderosa: se você não diria nada disso para sua melhor amiga, por que está falando isso para você mesma?


Eu tenho um ser autocritico (a Dark!Monique) que simplesmente não consegue calar a boca. Tudo o que eu faço, vira motivo para escrutínio. Nada nunca é bom suficiente para ela.
Demorou muito, mas eu finalmente percebi: ela não sou eu. O que ela acha de mim, não deveria contar. Eu sou minha melhor amiga e em nenhuma circunstância deveria me tratar dessa forma.

Eu prego constantemente que gentileza é um fator crucial nesse mundo surreal em que vivemos. Se consigo ser gentil até mesmo com quem não merece, por qual motivo não posso aplicar esse mesmo princípio para como eu me trato.

Se você, tal como eu, passou anos como vítima da sua versão que crítica e julga, eis algumas coisas que pode tentar fazer para se conectar com o seu lado que é sua melhor amiga:

01. Dê tempo pra si mesma
Antes de sair escutando o que sua versão Dark! tem a dizer sobre o assunto, se permita certo tempo para refletir a respeito de cada aspecto da sua vida. Não tire conclusões precipitadas, não sobre com tanta frequência e tente ser mais gentil com suas limitações.

02. Aprenda a curtir sua companhia
Você é a pessoa mais incrível do mundo! Que tal reservar um tempinho para passar mais tempo em sua companhia? Procure um hobby novo, coloque os seriados em dia, comece a escrever um diário ou vá almoçar sozinha.

03. Não faça papel de trouxa
Voltando para o exercício da melhor amiga: você deixaria alguém fazer sua BFF de trouxa? Então, nada de deixar ninguém passar por cima de você! Se defenda com unhas e dentes (se assim for preciso). Lute para conquistar aquilo que é melhor.

04. Seja honesta
Outra característica de melhores amigas é que elas sempre são honestas. Veja bem, ser honesta, não significa ser maldosa. Se você está tomando atitudes que sabe que estão erradas e podem te prejudicar de alguma forma, não espere que outra pessoa abra os seus olhos: chega de fazer vista grossa para os problemas.

05. Divirta-se!
Por fim, não esqueça de se divertir! Faça tudo o que te dá prazer. Tire um dia para satisfazer todas suas vontades (e não importa o quão fúteis elas são). Nunca se esqueça que a vida já é séria demais e que muitas outras pessoas vão te cobrar constantemente. Se tiver a oportunidade: nunca deixe de se divertir.

E aí, está preparada para ser sua melhor amiga? Me conte como você fará isso nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger