-

dicas para arrasar na redação do ENEM


Quem aí está preparada para o ENEM? Com a proximidade do exame, sei que uma das maiores preocupações é com a redação! Para quem passou boa parte das aulas de Português linda e deitada em berço esplêndido, estou aqui para dar uma forcinha para arrasar no dia 25 de Outubro.

Quer tirar uma boa nota na redação? Então, chega mais e anote essas dicas:

01. Leia o tema primeiro
Por mais que você queira deixar a redação por último, é sempre bom ler qual é o tema do ano antes de iniciar o restante da prova. Dessa forma, você dará tempo para o seu cérebro cozinhar bem a ideia.

02. Dominar as regras básicas da língua portuguesa
Não adianta nada arrasar no desenvolvimento do tema e assassinar o nosso belo idioma, né? Então, reserve um tempo para estudar bem acentuação gráfica, pontuação e a norma culta.

03. O que está acontecendo no mundo?
Geralmente, a redação aborda um tema que está em voga no momento. Você sabe o que está acontecendo no mundo? Leia jornais, revistas e tente buscar diversos pontos de vista para os temas mais importantes.
Alguns exemplos: crise hídrica, imigração, corrupção, maioridade penal, PEC das domésticas e etc...

04. Respeite a estrutura da dissertação argumentativa




05. Pratique
Pode parecer desnecessário, mas a realidade é que prática realmente leva à perfeição. Neste site, você encontra todos os temas das redações dos anos anteriores (o do meu ano foi: O trabalho infantil na sociedade brasileira) e já pode sentir um gostinho dos tipos de tema que geralmente são exigidos.

E aí, já está se sentindo mais confiante? Vai fazer o ENEM esse ano? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger