-

conselhos para blogueiras iniciantes


Olá, meninas!

Resolvi que após quase 2 anos de Conversas Imaginárias (e pelo menos uns 15 na blogosfera), já era hora de compartilhar algumas dicas com quem ainda está começando. Todos os conselhos que darei a seguir, eu aprendi não somente como blogueira, mas também como alguém que trabalha na área de Mídias Sociais.
Sei que muitas coisas que direi podem parecem manjadas já, mas recentemente percebi que muitas meninas começam cheias de força de vontade e sem o conhecimento do básico.

Então, vamos parar de papo e ir logo ao que interessa:

01. Você precisa saber em qual nicho o seu blog se encaixa
Eba! Você acaba de criar seu blog! Sobre o que você pretende falar? Moda, Beleza, Comportamento, Lifestyle, Cultura pop ou de tudo um pouco? Creio que no começo é muito comum tentar diversos tipos de conteúdo até encontrar o que mais te agrada.
Entretanto, já comece a pensar em qual nicho o seu blog irá se encaixar. O seu forte é moda? É beleza? É um conteúdo voltado para o público teen?
Ter uma linha de conteúdo bem definida, fará que seus visitantes sempre voltem para ler mais sobre um assunto em específico (o que não vai acontecer tanto assim se você for com muita sede ao pote e tentar cobrir todos os assuntos do universo).

02. Pense no que você pode oferecer antes de pedir algo
Um dos maiores erros que vejo por aí, são blogueiras iniciantes que fazem spam em todos os cantos da internet para divulgar seu blog. Você quer que outra blogueira visite seu blog? Vá até o dela primeiro, leia o último post, deixe um comentário (e na assinatura, coloque o endereço do seu blog – certamente ela retribuirá a gentileza em algum momento).
É muito importante começar a construir uma mentalidade de irmandade na blogosfera. Seja gentil, prestativa, tenha paciência com quem está começando e certamente, você terá retorno.

03. Crie conteúdo original
Isso é bem simples: não aperte Ctrl C + Ctrl V no conteúdo de outras blogueiras. Você gostou de um tópico abordado por blogueira X? Faça a sua versão desse post (e dependendo das circunstâncias, dê os créditos para quem teve a ideia original).
Em nenhuma circunstância copie o conteúdo de um blog e “assine” como seu.

04. Atualize com frequência
Está aí uma dica que até eu tenho dificuldade para seguir. Sei que a maioria de vocês tem que se dividir entre cursos, estudos, trabalho e vida pessoal. É impossível encontrar um tempo para atualizar o blog com frequência, né?
Ao estabelecer uma frequência, seus leitores passarão a entrar diariamente em seu blog para ver se existe algo novo. Se não conseguir manter uma rotina diária, tente estabelecer alguns dias da semana em que você sempre publicará um post novo.

05. Procure maneiras de engajar os seus leitores
Aí entra um pouco da minha experiência como Social Media: toda vez que criamos algo para uma marca, estamos também pensando em qual tipo de resposta queremos obter com aquele conteúdo. Ao escrever um post, tente levar essa lição em mente. Para quem você está escrevendo? O seu texto está motivando as pessoas à compartilharem aquilo ou a comentarem? Você responde os comentários? Enfim, as perguntas que você deve fazer são inúmeras, mas sempre com o foco em gerar mais engajamento para aquele conteúdo.

Essas são as minhas dicas para as blogueiras iniciantes. Você tem alguma dúvida? Deixe seu comentário e eu juro que tentarei esclarecer tudo o que puder.
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger