-

cinco filmes que marcaram os anos 90


Eu tenho um sentimento muito peculiar ligado aos anos 90. Sem puxar sardinha para a década em que vivi toda minha infância, acho que tudo que está ligado com essa época tem uma atmosfera brega maravilhosa que aprecio muito.
É diferente dos anos 80, em que apesar de quase se enquadrar na mesma categoria, ainda pode ser considerado muito inovador. Nos anos 90 parece que alguém simplesmente decidiu:

- Chega de tentar, né? Vamos abraçar esse lado cafona e na próxima década a gente vê o que faz...

Para quem não teve a oportunidade de viver essa vibe maravilhosa, é possível sentir o zeitgeist através das obras cinematográficas que traduzem tão bem como foi ser uma “90’s kid”.
Pensando nisso, aproveitei pra selecionar cinco filmes, feitos e ambientados nos maravilhosos anos 90 para vocês curtirem nesse final de semana. Olha só:



01. As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

Em Beverly Hills, a adolescente Cher (Alicia Silverstone), filha de uma advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), muda tudo, primeiro por ele criticá-la de não tomar conhecimento com o "mundo real" e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele.


02. Pânico (1996)

Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidadezinha começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror. Quem erra, morre. As perguntas seguem uma lógica que será desvendada numa grande festa escolar.

03. Os Batutinhas (1994)

Batatinha (Travis Tedford), Porky (Zachary Mabry) , Alfalfa (Bug Hall), Stymie (Kevin Jamal Woods) e outros meninos integram um grupo de garotos que simplesmente detesta garotas. Entretanto o clube se sente traído quando Alfafa se apaixona por Darla (Brittany Ashton Holmes) e os meninos começam a aprontar divertidas confusões para separar o novo casal.


04. 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você (1999)
A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.


05. Jovens Bruxas (1996)
Uma jovem (Robin Tunney) se muda de São Francisco para Los Angeles para começar uma nova vida. Lá conhece três alunas do colégio onde estuda que se dedicam ao ocultismo e à magia (tanto que têm a fama de bruxas entre seus colegas). Quando as quatro fazem amizade e começam a praticar magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle, gerando trágicas conseqüências.

Agora eu quero saber: o que você lembra dos anos 90? Existe algum filme dessa década que marcou sua vida? Me conte tudo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger