-

backlash e atos de bondade online


Eu estava no meio de uma ressaca literária, quando me deparei com Backlash, livro da Sarah Darer Littman, esquecido nos confins da lista “To Read” do meu Kindle.
Li os primeiros parágrafos e apesar do tema forte (mais sobre isso em breve), conclui que seria uma leitura fácil e com poder suficiente para me retirar da minha apatia. 
Não é sempre que posso afirmar isso, entretanto, eu estava tão correta que quando dei por mim, já eram quatro horas da manhã e eu havia finalizado o livro. 

Resumindo um pouco da história que inspirou esse post: a narrativa acompanha o ponto de vista de diversos personagens em uma trama sobre cyberbullying. Apesar de não usar nenhum artifício sofisticado de storytelling, a voz de cada um dos protagonistas é muito bem construída e incrivelmente verossímil. 
Uma das cenas que mais mexeu comigo (não é spoiler, já que acontece nas primeiras páginas do livro), é quando uma garota está sendo levada de maca para dentro de uma ambulância e qual é a reação imediata de uma das meninas que foi sua melhor amiga de infância?

Fotografar com o celular e compartilhar no Facebook.

Quando é questionada a respeito do motivo pelo qual publicou a foto da ex-amiga em um momento tão frágil, a garota justifica-se dizendo que pensou (corretamente) que isso geraria muitos likes

Essa desumanização em redes sociais, infelizmente, não é tão imaginária assim. Parece que vivemos em uma corrida tão insana por "curtidas" em que tudo é permitido: até mesmo esquecer que estamos lidando com pessoas de carne e osso, com sentimentos, problemas, ambições e etc... 

Será mesmo que o nosso ego é tão importante que já não temos tempo para pensar no próximo? Como minhas ações vão atingir tal pessoa? O que será que está ocorrendo na vida dessa pessoa? Será que a bondade morreu e foi substituída pelo "culto do eu"?


Por isso, eu proponho um experimento: durante os próximos 30 dias, vamos tentar espalhar mais bondade nas redes sociais? Toda revolução sempre começa com uma única chama e atos simples de gentileza mudam a vida das pessoas. 

Eis algumas coisas que você pode fazer pra colaborar:
♥ Viu uma foto bonita da colega no Instagram? Deixe um comentário sobre como o cabelo dela está incrível, como o cenário das férias dela é maravilhoso e etc...
♥ Você curte uma blogueira? Tente deixar um comentário em um post falando sobre como o trabalho dela é importante e como você valoriza isso.
♥ Não concorda com a opinião de um artigo? Não incite mais polêmica. Não se engaje em nenhuma discussão desnecessária. 
♥ Entre no perfil dos seus amigos no Linkedin e escreva uma recomendação sobre o profissionalismo deles.
♥ Tem uma graninha sobrando? Apoie projetos bacanas no Catarse!
♥ Já é uma blogueira "famosa"? Divulgue o trabalho de meninas que não são tão conhecidas. 
♥ Você manja muito de algum assunto? Ofereça uma hora do seu tempo para quem quiser se aprofundar mais no assunto.
♥ Compartilhe apenas boas notícias em seu perfil do Facebook.
♥ Seu amigo está com um problema? Saia do Whatsapp e o convide para um programa divertido.

Enfim, existem muitas maneiras possíveis de se espalhar um tantinho de bondade por aí. O que você pretende fazer de bom para tornar a internet um lugar mais agradável? Me conte nos comentários! Todas as sugestões serão adicionadas na lista acima! =)
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger