-

recomendações de podcasts


Olá, meninas!

Hoje resolvi que compartilharia algumas recomendações de podcasts que vocês precisam conhecer. Para quem desconhece do que se trata, um podcast é uma espécie de programa de rádio, publicada na internet e distribuída por RSS (ou seja, você pode assinar e fazer o download de novos episódios através de programas como iTunes).

Programa de rádio? Isso é sério?
Não é só sério como também é muito divertido. Se você passa muito tempo no trânsito ou curte trabalhar/estudar enquanto escuta algo, um podcast é uma ótima pedida para passar o tempo. Como eu não consigo dormir em silêncio, sempre estou ouvindo um episódio novo antes de cair no sono.

Mas como é que funciona? Toca música?
Apesar de existirem podcasts que são mais no estilo de verdadeiros programas de rádio FM (com música e tudo mais), a maioria conta com um elenco discutindo os mais diversos e variados assuntos. O ideal é que você procure pelos assuntos que mais te agradam.

Ok, eu quero ouvir um podcast. Por onde eu começo?
Opa! Selecionei algumas recomendações para quem está estreando no universo de podcasts e também para aqueles que estão em busca de coisas novas. Olha só:

Anticast (B9)
A visão do designer sobre o mundo.

No início, o Anticast tinha enfoque no universo do design. Como a boa designer frustrada que sou, sempre fugi de qualquer coisa que carregasse essa premissa e por isso, acabei descobrindo essa preciosidade só recententemente. Hoje em dia eles discutem atualidades, política, literatura e filosofia de um jeito que muito me agrada.

Episódio novo: Toda quinta-feira.
Comece por: Episódio 168 - Gênero por construção social

Nerdcast (Jovem Nerd)
Tive o prazer de conhecer o Nerdcast lá em seu início, ainda no ano de 2006. Na época, era complicado encontrar um conteúdo nerd (especialmente em português) e o carisma dos apresentadores foi suficiente para que eu vendesse minha alma para o Nerd Power.
Mais de 400 episódios depois, eles já falaram sobre tudo: História, Ciência, Televisão, Cinema, Nostalgia, Quadrinhos, Gravidez e até mesmo o Carnaval.

Episódio novo: Toda sexta-feira.
Comece por: Nerdcast 52 - Histórias de outros Carnavais

Um Milkshake Chamado Wanda (Papel Pop)
Outro que conheci recentemente, é o podcast divertidíssimo sobre cultura pop e outras reflexões sobre a vida da maravilhosa equipe do Papel Pop. Se você quiser rir (muito!) e até mesmo receber uns conselhos inspirados sobre sua vida, a "Wanda" tá aí pra te dar uma mãozinha. Vale muito assinar, escutar e se deliciar!

Episódio novo: Toda quinta-feira.
Comece por: #36 O jogo do “Eu Nunca” no Um Milkshake Chamado Wanda 


Matando Robôs Gigantes (Jovem Nerd)
Outro podcast com apresentadores bem divertidos e que discutem temais atuais da cultura popular. Em sua descrição, eles resumem bem a vibe do podcast: "Reunindo as opiniões fecais de Affonso Solano, Diogo Braga e Roberto Duque Estrada, o MRG promove discussões sobre os temas em pauta (e, frequentemente, fora dela) aproveitando as personalidades divergentes dos apresentadores e convidados."

Episódio novo: Toda terça-feira.
Comece por: MRG 246 - Mas que Diablo!

Baby Geniuses (Em inglês)
Por fim, resolvi colocar um podcast em inglês como bônus! No Baby Geniuses, a comediante Emily Heller e a cartunista Lisa Hanawalt (do BoJack Horseman) discutem diversos tópicos de conhecimento gerais com a a ajuda de seus convidados. Elas são lindas, inteligentes e encaram tudo com bom humor. A melhor parte é, sem dúvida, a parte do especialista (fake) que discute os assuntos mais absurdos imagináveis.

Episódio novo: Segunda-feira (semana sim, semana não).
Comece por: Kumail Nanjiani/Kristen Studard


Agora é a sua vez: você gosta de podcasts? Quais são seus favoritos? Compartilhem comigo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger