-

#desafioimaginario: desafio literário de 2015

Olá, meninas!

Aproveitando que ainda estamos no ritmo de novo ano e que muitas de nós ainda estão traçando suas metas e promessas para 2015, resolvi que este ano eu faria um Desafio Literário e compartilharia com vocês.

Para quem ainda não está muito familiarizada com o conceito, eu basicamente me desafiei a ler um livro com uma temática diferente a cada mês do ano. Os temas foram escolhidos aleatoriamente, mas ao mesmo tempo me esforcei a diversificar para sair um pouco da minha "caixinha de leitura".

Fiz o Desafio para o meu divertimento, mas adoraria que vocês participassem também! Quem quiser entrar na brincadeira, é só usar a hashtag #desafioimaginario em seus posts/fotos do Instagram e eu irei dar um destaque para sua colaboração em cada post do final de mês.

Vamos entender melhor o tema de cada mês?

Janeiro - Biografia/Autobiografia Já faz um tempinho que quero ler mais biografias e apesar de ter adquirido algumas, nunca me comprometi com o gênero. Confesso que dei uma leve trapaceada e escolhi este tema justamente por ter terminado de ler Não Sou Uma Dessas da Lena Dunham durante as férias. Entretanto, caso sobre um tempo, pretendo colocar outra biografia nas leituras do mês só pra desencargo de consciência.

Fevereiro - Um clássico da literatura Quando eu era mais nova, tive uma fase em que era completamente viciada em romances da Jane Austen, Charlotte Brontë e essa gangue toda. Conforme fiquei mais velha, fui perdendo o gosto e acabei me interessando mais por obras contemporâneas, entretanto, este é o ano em que mudarei isto!

Março - Um gênero novo Confesso que minha leitura geralmente tem um espectro muito restrito de gêneros e isto sempre foi algo que me incomodou. Neste mês, darei a chance para ler algum gênero que não pode ser encontrado tão facilmente em minha prateleira. Já adianto que estou mais inclinada para livros de romance água com açúcar na hora de fazer tal escolha.

Abril - Hype Sabe aquele livro que todo mundo comenta e você nunca leu? Então, este é o mês dele! Hora de se entregar ao gosto popular.

Maio - Leia o livro antes de assistir o filme Isso é algo que sempre tento fazer. Não sou do time que lê os livros somente para se gabar que "já gostava de algo antes de ser cool", mas sim para ver como a mesma história pode ser contada em duas mídias diferentes.

Junho - Recomendado por um amigo Aqui o conceito é simples. Um amigo recomenda algo que não esteja em minha lista de leitura e eu lerei com o maior prazer. Ainda não escolhi quem é o amigo para o qual pedirei a recomendação, mas sintam-se livres para me dar dicas de livros nos comentários.

Julho - Autor nacional Hora de valorizar o produto da casa. Somente autores nascidos em terra brasilis são aceitos neste mês.

Agosto - Uma nova série Sabe aquela série de livro que você estava enrolando eternamente para começar a ler? Pois é, deixe de preguiça e embarque numa nova aventura!

Setembro - Contos ou Crônicas Este mês é autoexplicativo. O livro precisa ser de contos ou crônicas.

Outubro - Orgulho e Preconceito Aqui é o mês em que você deixará seu orgulho de lado e dará uma chance para algum livro/gênero, com o qual você tem preconceito. Já sei que precisarei escolher alguma obra desta nova onda de literatura erótica pós-50 Tons de Cinza (que não me desce), mas ainda não sei qual!

Novembro - Lançado este ano Para me manter em dia com os lançamentos, prometo que lerei ao menos um livro que foi publicado em 2015.

Dezembro - Releitura Mês de férias e de descanso merecido. Neste mês, optarei por reler algum dos meus livros favoritos, sem compromisso e tentarei enxergá-lo de forma diferente.

E aí, se animou? Topa participar do Desafio? Deixe seu comentário!

Mia Fernandes
Comentários do Facebook
3 Comentários do Blogger