-

como sobreviver ao tcc sem enlouquecer

Oi, linda! Eu não vou mentir para você, pois de gente querendo te enganar já basta seu coleguinha de grupo que sempre está prometendo que entregará a parte dele “amanhã”: essa vida de TCC não é fácil e infelizmente, ninguém ainda conseguiu decodificar uma fórmula para aliviar esta fase de tiro, porrada e bomba.

Como alguém que já passou – DUAS VEZES – por todos os caminhos tortuosos do TCC, tô aqui pra segurar na sua mão e garantir que ficará tudo bem. Sei que já estamos em Setembro e que todo mundo está empenhadíssimo em fazer um terrorismo em sua mente: não vai passar na pré-banca, vai ter que fazer prova, ninguém vai te entregar nada a tempo...

Primeira coisa que precisamos fazer é acessar sua Elsa interna e cantar um “Let it Go” pra essa galera pessimista. Cê vai passar sim e se reclamarem, vai passar duas vezes!
Quer saber como? Para de arrancar os cabelos e leia as dicas da ~voz da sabedoria~:

1. Trabalhe com prazos
Tá aí uma coisa que você, a torcida do Corinthians e eu temos em comum: quase ninguém gosta de trabalhar com pressão. Entretanto, se você não deixar os prazos de entrega para cada parte do trabalho bem definidos, pode ter certeza que o colega do “entrego minha parte amanhã”, só vai aparecer com duas folhas de rascunho e com maior cara lavada no dia da apresentação.

Outra dica muito importante é nunca estabelecer o prazo para um dia antes da entrega de qualquer parte do projeto. Você precisa sempre deixar uma janela para refações. Não conte com a sorte de fazer tudo perfeitamente da primeira vez!

2. Defina os papeis do grupo
O que é sua responsabilidade? O que é responsabilidade do seu amiguinho? Escreva tudo em um papel, discuta com seus amigos e tão logo eles concordem, deixe registrado em algum lugar. Minha dica é que você use um Gerenciador de Tarefas, pra ficar por dentro do andamento do projeto como um todo e ficar mais sossegada!

3. Não leve seu grupo nas costas
Tá aí um ensinamento que sempre foi dificílimo pra mim. Nesta vida universitária, sempre nos depararemos com uma galera que não está nem um pouco com vontade de colaborar e que vai querer sentar ao seu ladinho no trem e dar tchauzinho pela janela.
Fica aí a regra de ouro: TODOS precisam participar. Sei que às vezes é mais fácil assumir toda a responsabilidade e evitar o stress, mas pode ter certeza que isso não só afetará o resultado final, como também sua qualidade de vida. Faça com que todos se comprometam a fazer algo!

4. Não conte com a sorte
Me lembro até hoje do meu TCC da pós-graduação. Acordei 5h da matina e subi um arquivo de 20MB para a nuvem (era um arquivo essencial para a minha apresentação). Mas imagina só se a internet estivesse fora? Imagina se o arquivo estivesse corrompido? Enfim, mil e uma coisas poderiam ter ocorrido e sempre que penso nisso, resolvo não deixar chance para o azar.
Faça tudo com antecedência e faça backup! Tenha pelo menos umas três opções de dispositivo com sua apresentação final.

5. Desligue
Tá aí o conselho mais valioso que posso lhe dar: saiba a hora em que você se desligará do seu TCC. Reserve um dia da semana para relaxar e colocar a mente em ordem. Não se esqueça que existe trabalho, amigos e outras coisas que também merecem sua atenção.

Agora eu quero saber: como é que está sendo/foi esta fase em sua vida? Me contem tudo nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
2 Comentários do Blogger