-

vamos falar sobre depressão?


- Eu tenho depressão.
- Mas qual é seu problema? Como você pode não estar feliz com a sua vida? Força, você precisa sair e se animar! Não dá pra ser feliz na sua cama. Levanta e vai viver! Eu não entendo o que pode estar errado.

Esta foi só mais uma das inúmeras conversas que tive com pessoas para as quais admiti meus problemas. Sofro com diversos transtornos desde a minha pré-adolescência e só recentemente, fui forte para buscar a ajuda que precisava.

Nunca "aceitei bem" minha condição. Eu sou jovem, minha saúde física é impecável e em muitos aspectos, sou privilegiada. O que havia de errado comigo? Por qual motivo eu não conseguia simplesmente encarar a vida de braços abertos?


A jornada foi longa até que eu compreendesse que a culpa não era minha. Eu estava doente. Uma série de fatores fez com que minha mente não respondesse corretamente aos estímulos que recebia.

Como todo depressivo, diversos cenários e soluções drásticas povoaram o meu imaginário. Não seria mais fácil optar por uma saída rápida de todo esse sofrimento?

Antes que eu pudesse tomar qualquer tipo de decisão radical, tive a sorte de encontrar pessoas que me aconselharam a buscar tratamento psicológico. Apesar do estigma negativo que está relacionado com "doenças mentais", decidi que talvez realmente precisasse de ajuda externa para melhorar.

Hoje sei que tomei a melhor decisão possível e sinto que estou muito perto de alcançar um equilíbrio saudável.

Mas quantas pessoas não tem a chance de dar esse passo? Quantas pessoas não tem ao seu redor familiares e amigos iluminados que a tratam com seriedade e não somente como se isso tudo fosse uma grande frescura?
Precisamos reconhecer que tal como o corpo, a mente sofre. Tal como o corpo doente, a mente doente também pode ser curada.

Se você conhece alguém com depressão e precisa entender um pouco mais sobre a doença, recomendo que tentem buscar mais informações e se possível, leiam (e assistam) os links abaixo:
I had a black dog, his name was depression
O que é depressão
Como ajudar um amigo em depressão
Hyperbole and a Half: Adventures in Depression

Caso você esteja lendo isso e lidando com depressão, saiba que estamos juntos nesta batalha. Você não está sozinho. Você é amado. Procure ajuda profissional e vamos vencer esta luta juntos =)

Mia Fernandes
Comentários do Facebook
0 Comentários do Blogger