-

sabedoria de seriados


Nunca fui grande fã de autoajuda. Erroneamente, sempre interpretei este tipo de literatura como uma forma de escapismo. Muitos títulos possuem grandes chamadas que prometem o impossível: Supere o trauma X de sua infância e enriqueça! 

O leitor que está devendo até na barraquinha do tio do suco, coloca seus últimos centavos naquele investimento, com a esperança de que algum portal mágico se abra em sua vida, resolvendo de vez todos os seus problemas financeiros e eventualmente, todos os daddy issues que acumulou com o passar dos anos.

Mas aí eu cresci e vi que estava sendo muito dura. Li alguns livros que podem ser categorizados como autoajuda, curti, não senti nenhuma mudança incrível em minha vida, mas creio que aprendi alguns pequenos ensinamentos que – de fato – fizeram uma diferença significativa no meu comportamento.

Desde então, resolvi encarar tudo que consumo como autoajuda. Música? Melhor terapia que existe! Um filme é uma lição de vida disfarçada de película. Mas como vocês devem saber, sou a louca dos seriados. Todo santo dia, não importa meu humor, não importa o tempo, não importa o problema, é um dia para assistir um episódio e fugir do cotidiano.

Com o passar dos anos, posso garantir que já aprendi muito com algumas histórias fictícias e a empatia que desenvolvi por certos personagens, fizeram com que eu me enxergasse numa esfera completamente nova.
Hoje, separei para vocês alguns conselhos importantes de personagens que considero parte da família. Parte da minha vida. Parte minha.

Anota aí alguns ensinamentos que vão mudar sua vida para a melhor!

“If I keep my body moving, and my mind occupied at all times, I will avoid falling into a bottomless pit of despair.”
"Se eu manter meu corpo em movimento e minha mente ocupada o tempo todo, evitarei cair em um desespero sem fim"
Chris Traeger - Parks & Recreation

A lição aqui é uma das mais valiosas que já extrai de algum seriado: é importante se movimentar. Já reparou como todas as situações parecem muito mais aterrorizadoras quando você está sozinho e desocupado? Ocupar o corpo e a mente é uma ótima solução para não cair neste poço de desespero sem fim!


"The way I see it, every life is a pile of good things and bad things. The good things don’t always soften the bad things, but vice versa, the bad things don’t always spoil the good things and make them unimportant.” 
"Da forma que eu vejo, a vida é um monte de coisas boas e coisas ruins. As coisas boas nem sempre suavizam as coisas ruins e vice-versa. As coisas ruins nem sempre estragam as coisas boas ou as tornam menos importante."
The Doctor - Doctor Who

Esta é uma lição para aqueles que não conseguem compreender o verdadeiro peso das coisas boas versus coisas ruins. É sempre importante relembrar que um ponto positivo, às vezes não é capaz de eclipsar um punhado de aspectos negativos. Entretanto, acho que o que precisamos levar no coração é que: os momentos ruins não tornam os momentos bons menos importantes. É preciso não deixar que a negatividade afete nossa vida!

“Sometimes you just have to put on lip gloss and pretend to be psyched.”
"Às vezes você precisa passar um batom e fingir que está animada".
 Mindy Lahiri - The Mindy Project

Quem me conhece há alguns anos, sabe que nem sempre fui um raio de sol. Minha atitude derrotista, do tipo que nem se dá ao trabalho de entrar na corrida com medo do resultado, sempre foi tão predominante que me impedia de lutar por muitas coisas que eu queria.
Aí, apareceu esta linda que é a doutora Mindy Lahiri e forneceu algumas frases que eu deveria ter tatuada em minha testa. Pode parecer uma afirmação simples, mas é assim que eu encaro meus dias: coloco o batom, finjo que está tudo bem e eventualmente, tudo estará.

"Never forget what you are. The rest of the world will not. Wear it like armor, and it can never be used to hurt you."
"Nunca esqueça o que você é. O resto do mundo nunca se esquecerá. Use isso como uma armadura e isso nunca poderá usado para machucar você.” 
Tyrion Lannister - GoT

Entenderam a lição, meninas? Abracem quem você realmente é e o mundo nunca poderá usar isto para te ferir de nenhuma forma.


“Don’t waste time on guilt, Hannah. Holding on to toxic relationships is what keeps us from growing.”
"Não perca seu tempo com culpa, Hannah. Se apegar à relações tóxicas é o que nos impede de crescer".
Adam Sackler - Girls

Recentemente, compreendi a importância de abrir mão de certas coisas e principalmente, de pessoas que já não nos acrescentam nada. É extremamente necessário lembrar: não se apegue ao passado e seus fantasmas. Receba o novo com braços abertos!

E vocês, meninas? Já aprenderam alguma lição de vida em algum seriado? Compartilhem a sabedoria nos comentários!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
5 Comentários do Blogger