-

como ser mais produtiva


Parabéns! Se você já leu o meu post com dicas para ser mais organizada, tenho certeza absoluta que já está manjando de todos os paranauês da arte milenar da organização.
Infelizmente, ser organizada não é suficiente para solucionar todos os seus problemas magicamente. Por muito tempo pensei que se conseguisse ordenar minha vida, automaticamente tudo passaria a fluir melhor.
Nem preciso dizer que estava enganada, não é? Organização era apenas o primeiro passo de uma longa jornada, cuja próxima parada era produtividade.

Ser produtiva sempre foi um dilema que me atormentou. Minha capacidade de atenção nunca foi das melhores e depois da banda larga, parece que piorou bastante.
Como ser produtiva em um mundo com tantos estímulos visuais, sonoros e tantos outros, acontecendo todo o momento? 

Reuni algumas dicas para aqueles que também precisam de um reforço para aumentar a produtividade. Espero que isso as ajude tanto quanto a mim:  

01. Crie uma rotina matinal

Particularmente, sou muito mais eficiente pela manhã. Meu cérebro parece funcionar direito, não sou tão facilmente distraída e consigo manter o foco por um longo período de tempo.
Entretanto, sei que isso se aplica a pouquíssimas pessoas e que a grande maioria só vai pegar no tranco após o almoço.  Então, o que fazer na manhã enquanto seu cérebro/corpo pedem para que você volte para a cama?

Se organize!


Todos os dias pela manhã, minha primeira ação é abrir meu browser. Logo de cara, sou recepcionada com um bom dia e uma imagem linda escolhida pelo app Momentum (instalado em meu Google Chrome). Diariamente escrevo a minha prioridade do dia e compilo uma lista de tudo que preciso fazer.
Este app é incrível para quem trabalha com internet e estará sempre abrindo muitas abas. Toda aba nova que você abrir, terá que encarar a lista de afazeres do dia também. É ótimo para não esquecer nadinha do que precisa ser feito.

Outras coisas que podem te ajudar (e muito) logo pela manhã são: tomar um cafezinho – cafeína é sempre bom para despertar, mas saiba dosar a quantidade – ler as notícias do dia – não importa seu ramo de trabalho, se manter atento ao que ocorre no mundo é uma forma de expandir seu conhecimento e estimular o trabalho dos seus neurônios – exercícios – que te ajudam a acordar e liberam muita endorfina.

02. Escute música com fones de ouvido

Em meu ambiente de trabalho, sofro de um problema muito sério: sou constantemente distraída por meus colegas. Como gosto de falar pelos cotovelos, estou sempre interrompendo alguma atividade para participar do assunto que está rolando na mesa. Tal hábito costuma reduzir minha produtividade drasticamente. Quando volto para o que estava fazendo anteriormente, já não consigo me concentrar. 

A única solução que encontrei para não me sentir tentada a bater papo é isolar qualquer barulho externo. Faço isso com a ajuda dos meus fones de ouvido e música altíssima! 

Particularmente, acho que rock com batidas bem pesadas me ajudam muito. Mas às vezes gosto de escutar um mantra para relaxar ou para manter o foco. Experimente qual estilo de música te ajudará na busca por seu foco. 

03. Estipule um limite de tempo

A forma que encontrei para executar tarefas com mais qualidade é não passar mais de 15 minutos focada nelas. Se tenho algo muito grande para fazer no dia, tento intercalar com outras atividades e pequenas pausas de cinco minutos para desligar meu cérebro.

Já reparou que às vezes, quanto mais tentamos terminar algo, mais inatingível o fim fica? Quando você aprende a dosar o tempo que gasta com cada tarefa e o balanceia com pausas, o processo fica mais saudável, eliminando stress e estimulando sua criatividade. 

04. Levante-se

Você está sentado há quanto tempo? Levante-se! Leve seu trabalho para um ambiente diferente. Dê uma voltinha. Vá na padaria e compre algo gostoso para comer. O intuito aqui é mudar de lugar e ver como seu cérebro reage.

Quando preciso de muita concentração para criar algo, prefiro me isolar em algum cantinho e fazer tudo no caderno (escrever me ajuda muito). Só o fato de me levantar e deixar de olhar fixamente para o monitor, já me ajuda muito. 

05. Saiba quando parar

Em alguns lugares, produtividade está erroneamente conectada ao fato de quantas horas a mais o funcionário fica para terminar seu trabalho. Eis um segredo: se suas tarefas são distribuídas igualmente com toda a equipe e você é alguém organizado/produtivo, muito dificilmente terá que fazer hora extra para terminar algo.

Saiba quando é hora de parar. Tem horas que nenhum truque pode salvar seu cérebro e é mais ou menos nessa altura em que os erros surgem. Saber a hora de parar e descansar é essencial.
Nunca negligencie uma boa noite de sono por conta de trabalho. Nada é mais importante que sua saúde e sanidade.

Mia Fernandes
Comentários do Facebook
1 Comentários do Blogger