-

dicas para ser mais organizada

Crédito da imagem: Lauren Conrad

Quem me conhece sabe que sofro de um grave problema: a desorganização. Creio que tudo parte do princípio que sou perfeccionista e se não consigo fazer as coisas do meu jeito, prefiro nem tentar (parece desculpa, mas juro que é a mais pura realidade).

Uma das minhas metas para 2014 é encontrar o equilíbrio perfeito entre a organização e a frustração por não ser perfeito. Além de toda a disciplina necessária, creio que também precisarei buscar alguns aliados além de minha força de vontade.

Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas ideias que tive com vocês e espero que possamos caminhar para uma vida mais organizada:

01. Use uma agenda
Por muitos anos, contei somente com a minha memória para lembrar de eventos importantes. Mas honestamente, não dá mais! São muitas contas para pagar, aniversários para lembrar (apesar do Facebook ser uma ótima ajuda neste quesito) e reuniões para comparecer.
Uso uma agenda física que carrego sempre comigo. Acho que escrever os compromissos mais importantes, me auxilia na hora de memorizar o que preciso fazer.
Para pequenices do meu dia a dia, a opção mais prática é anotar tudo no Google Calendar. O importante mesmo é não deixar de anotar seus compromissos.

02. Limpe seu ambiente de trabalho
Esta é - teoricamente - muito simples. Um ambiente de trabalho limpo evita distrações e sem sombra de dúvidas, fará com que você se sinta melhor e mais produtivo.
Comece pela sua mesa: quais papéis você realmente precisa? O que pode ser jogado no lixo? O que precisa ser passado a limpo? Que tal reorganizar seus enfeites de uma maneira diferente?
Entretanto, o ambiente de trabalho não se restringe ao físico: arrumar o desktop também é importante. Faça uma limpeza semanal e elimine arquivos inúteis. Deixe espaço para o que realmente importa.

03. Controle seus gastos
Mais uma vez, a organização não deve ser somente "física". Todos os aspectos de nossa vida devem ser organizados para otimização de resultados. Estou tentando desenvolver o hábito de controlar minhas finanças, estipulando um budget do que deverá ser gasto de meu salário mensalmente em cada área.
Um aplicativo que está me auxiliando muito nesta reeducação financeira é o Toshl. É ideal para as pessoas - que tal como eu - conseguem pensar melhor visualizando a situação.

04. Coloque seus planos em um papel
Vejo muitos amigos que planejam viajar, comprar um carro ou adquirir um imóvel, entretanto, são poucos que tomam o tempo de colocar tudo isso em um papel e analisar as possibilidades reais para que isto ocorra. Se você tem algum plano (grande ou pequeno), faça as seguintes perguntas:

- O que você precisa para atingir seu objetivo? Quais são os passos para chegar lá?
- Quanto de seu tempo você precisa dedicar diariamente para este objetivo?
- Este objetivo requere grana? Quanto você precisará economizar? Em quanto tempo você terá esta quantia?
Aí é só manter o foco e não desanimar. Às vezes é muito mais simples atingir um objetivo quando conseguimos visualizar todos os passos com clareza.

05. Otimize seu tempo
Acho que a pergunta mais valiosa aqui é: você tem as mesmas 24 horas diárias que a Beyoncé, então o que está te impedindo de ser tão fabulosa quanto ela?
Otimizar o tempo é um processo que provavelmente se estenderá por toda sua vida. Diariamente, encontramos novas necessidades e precisamos adequá-las ao tempo que já temos. Qual é o truque para conseguir ter um dia frutífero?

- A primeira tarefa de seu dia é: se organizar. Faça uma lista de todas as coisas que precisam ser entregues naquele dia. Defina prioridades para cada uma.
- Evite distrações. Ler as notícias do dia ou checar a timeline do Facebook é necessário, mas não torne este hábito em uma compulsão.
- O mesmo pode ser dito para sua caixa de e-mails. Estipulei dois horários durante o dia para ler e responder e-mails. Pode ter certeza que se for urgente, a pessoa te procurará por outro meio.
- Seja multitarefa. Está indo para a casa? Que tal aproveitar o caminho para ler um livro, estudar ou algo do tipo?
Enfim, essas são minhas dicas para levar uma vida menos caótica. Alguém aí tem mais alguma dica interessante para compartilhar? Os comentários estão aí para isso! =D
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
5 Comentários do Blogger