-

cinco dicas para se tornar um profissional de mídias sociais


Estou há cerca de 04 anos trabalhando no mercado digital e há 02 anos trabalho exclusivamente com mídias sociais. Confesso que no início não foi muito fácil, a profissão estava em uma fase muito embrionária e não era simples convencer um cliente de que ele deveria investir seu suado dinheiro em redes sociais.

Mas o mercado e sua mentalidade estão completamente mudados. Os consumidores também optam por procurar a internet muito antes de ir na loja física registrar uma reclamação. Com isso, a importância de um profissional especializado em mídias sociais está crescendo e infelizmente, a proporção de profissionais realmente competentes está diminuindo.

Se você está pensando em ingressar neste mundo, é preciso se preparar e construir um ótimo currículo! Vou contar pra vocês algumas dicas que me ajudaram muito a me estabelecer como social media:

01. Formação
Não é obrigatória, mas raros são os casos em que não optam por um profissional de Comunicação para ocupar a vaga (preferencia para publicitários e jornalistas). Entretanto, muitas agências contratam profissionais com uma formação diferente e que podem, com seu conhecimento, trazer novas ideias e visões para uma equipe.

Para quem não sabe, sou formada em Design Gráfico e Digital, especializada em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha. Fui parar em Mídias Sociais e me apaixonei. Sempre escrevi bem e com a minha noção de arte, trouxe uma vertente mais criativa para os meus clientes.

Então, a dica aqui é: especialize-se! Busque conhecimento e faça aquilo pelo o que você é apaixonado. Isso conta muito no currículo e é um baita diferencial.

02. Crie
No ramo de mídias sociais, existem diversas ramificações (conteúdo, relacionamento, SAC 2.0, monitoramento, seeding, planejamento e análise de relatórios), mas acho que criatividade é uma qualidade que qualquer profissional de mídias sociais deve ter desde o berço.

Só que para quem está começando e ainda não tem trabalhos legais para mostrar, fica um pouco mais complicado comprovar a criatividade, não é? Meu conselho é que você crie algo próprio.

A dica mais óbvia é criar um blog. Fale dos assuntos que você gosta e entende. Mostre seu poder de escrita e imaginação. Nunca fiz uma entrevista para um cargo da área em que ninguém perguntasse se eu tinha algum site em que pudessem ler meus textos. Nunca deixe de criar!

03. Se mantenha atualizado
Isso é essencial. Mídias sociais é uma área em que as mudanças ocorrem do dia para a noite e sem aviso prévio. É importante manter uma lista de blogs/sites sobre o assunto e ler diariamente para compreender as tendências do mercado.
Outra boa dica é se aproximar de outros analistas. Se você não tem colegas de trabalho, tentem encontrar alguns profissionais via Twitter e os siga (e esta é minha deixa pra falar, me sigam: @moniquelagune). Pra quem não tem tempo de ler todas as notícias deste mundo, às vezes bater um papo com um profissional pode te deixar mais próximo das novidades.

04. Organização
Imagina só trabalhar com Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Tumblr, Blog e etc...? O que para alguns pode parecer um paraíso, para muitos é um verdadeiro inferno. Se você não tem um bom senso de organização, eis uma ótima oportunidade pra criar um. É muito complicado lembrar-se de todas suas responsabilidades e balanceá-las com sua vida real.

Use uma agenda. Procure aplicativos para lhe lembrar do que precisa fazer. Crie uma rotina. Faça double check em tudo que fizer. Neste meio, todo cuidado é pouco.

05. Fique offline
Se eu pudesse escolher qual dica é mais importante, escolheria essa. Amo as redes sociais, mas às vezes preciso me desligar um pouco para desintoxicar da tecnologia. Não virar um escravo da internet, é o primeiro passo para ser um profissional bem sucedido - e não terminar no hospício quando a rede da agência cair por meia hora.

É offline que tenho minhas melhores conversas, melhores insights e conheço os melhores profissionais. Explore a vida além da tela e divirta-se!

Você tem mais alguma dúvida a respeito da carreira de mídias sociais? Me mande uma pergunta nos comentários que responderei com o maior prazer!
Mia Fernandes
Comentários do Facebook
2 Comentários do Blogger